segunda-feira, 30 de abril de 2012

Alimento "remoso", será?


Na sabedoria popular, principalmente vinda daqueles mais antigos, é comum escutar a expressão ‘comida remosa’, mas na verdade será que este termo realmente deveria se utilizado?

Ao pé da letra, essa denominação é dada a qualquer alimento que provoque alguma reação alérgica, como coceira, inflamação, também chamados alimentos pesados. Na realidade, não existe nenhuma comprovação científica de que essa crendice seja verdadeira, o que a maioria desses alimentos considerados reimosos tem é uma grande quantidade de proteína e gordura e em alguns casos, algumas substâncias alergênicas, como é o caso de alguns peixes de pele e frutos do mar como o camarão, exeto esses, os outros alimentos por si só não causam nenhuma reação, a não ser que a pessoa que o consuma seja predisposta a alguma alergia.

Existem algumas situações que quando presentes em pessoas já predispostas a alegias aumentam ainda mais o poder das reações como, por exemplo, deficiência de vitamina C o que dificulta a cicatrização, a má circulação sanguínes, infecção na ferida, entre outros. Agora se a pessoa realmente acredita, o alimento pode sim ter seu efeito ‘esperado’, uma vez que o fator psicológico tem influência sobre todo o corpo. Sendo assim, não coloque a culpa de sua complicação pós cirúrgica ou machucados, nos pobres dos alimentos que são acima de tudo a base da nossa saúde.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário