Uma alimentação equilibrada em seus diversos alimentos é a base para se ter balanceada todas as substâncias essenciais ao nosso organismos. Os nutrientes contidos nos alimentos são considerados essenciais por serem indispensáveis e não serem sintetizados pelo organismo, por isso devem ser ingeridos na dieta habitual.
Para uma dieta completa e balanceada, segundo as leis da Nutrição, ela precisa ser: Quantitativamente suficiente para garantir todas as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço, Qualitativamente completa no que diz respeito a qualidade do alimento ingerido, Harmoniosa entre seus componentes (possuir nutrientes em quantidades equilibradas) e Adequada a finalidade ou ao organismo (criança, adulto, idoso, gestante, atleta, etc.).
Para incentivar o consumo entre os diversos grupos alimentares foi criado a Pirâmide Alimentar. Nela, nenhum grupo é mais importante do que o outro, e a sua forma representa o tamanho do grupo e a indicação do número de porções recomendadas. A ingestão de alimentos de grupos de tamanho maior deve ser feita em maior quantidade, relação igual aos alimentos situados no topo da pirâmide, que indica que devem ser consumidos moderadamente.Associado a isso, recomenda-se também a prática frequênte de atividade física e a ingestão de água durante todo o dia.
Com equilíbrio consegue-se qualidade!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário