quarta-feira, 14 de março de 2012

Saiba mais sobre Transtorno Alimentar


No mundo todo, a mídia, as propagandas e todo e qualquer meio de comunicação prega que mulher bonita é aquela que tem o corpo definido, magro, esbelto, malhado, e esses tem sido talvez os grandes responsáveis pela busca incansável das mulheres (em geral) pelo corpo perfeito. Em sua maioria adolescentes, buscam diversas formas para perder peso ou mantê-lo, e para isso submetem-se a dietas drásticas, com grandes restrições, que prometem verdadeiros milagres, e em alguns casos, essa obsessão é tão grande que torna-se uma doença.
O transtorno alimentar pode apresentar-se de diversas maneiras, porém as mais comuns são a Anorexia e a Bulimia.
A anorexia é um transtorno que caracteriza-se principalmente pela perda de peso excessiva em um curto intervalo de tempo. Acomete principalmente mulheres jovens, a partir dos 14 anos de idade que apresentam verdadeiro pavor de engordar, mesmo já estando com o peso abaixo do normal. É comum essas meninas apresentarem uma imagem distorcida do seu próprio corpo, se vendo gordas e sempre acima do peso, assim submetem-se a dietas radicais, privam-se de se alimentar prejudicando assim todo seu metabolismo, apresentando carências nutricionais, e prejudicando ainda seu desenvolvimento adequado. É uma doença muito grave que pode até ser mortal por isso fique de olho nos sinais: perda de peso exagerado, recusa alimentar, ausência da menstruação, obsessão pelo controle do peso, sentimento de culpa após alimentar-se.
Diferentemente da anorexia, a Bulimia caracteriza-se por episódios de compulsão alimentar. Acomete também principalmente mulheres adolescentes, onde as mesmas em determinados momentos comem exageradamente e depois se sentem extremamente culpadas por esse ato, tentando de alguma forma compensar essa ingestão calórica seja provocando vômitos, ou com uso de laxantes, diuréticos, fazendo exercícios físicos pesados para tentar perder as calorias ingeridas e assim não engordar. É comum também elas apresentarem complexo com o peso e suas medidas, mais ao contrário das anoréxicas, elas não apresentam emagrecimento, o que acaba dificultando o diagnóstico dessa doença. A bulimia também pode ocorrer, embora raramente, em homens ou mulheres mais velhas. Geralmente a pessoa bulímica evita comer em público, tenho suas crises de compulsão sozinhas, no quarto ou durante a madrugada para que ninguém veja. Mudanças do estado emocional também são muito comuns em pessoas com bulimia, sentimentos de culpa, depressão, irritação entre outros.
Seja qual for o transtorno, todos são doenças, e o diagnóstico precoce é sempre o melhor passo. Antes de tudo, a jovem precisa reconhecer e aceitar que está doente. O apoio da família e dos amigos é fundamental para o sucesso do tratamento que deve ser feito com a ajuda de uma equipe multiprofissional (Psiquiatras, Psicólogos, Nutricionistas). Observe sempre a sua filha (o) e a qualquer sinal procure ajuda, não deixe que uma vida se perca por motivos tão fúteis.
Lembre-se sempre, a beleza estar em saber respeitar-se como se é, e não no que a sociedade impõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário