segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

DIET X LIGHT




            Não é novidade para ninguém que a saúde está diretamente relacionada com a alimentação. Os maus hábitos alimentares observados na população como o aumento da ingestão de frituras, doces, massas, refrigerantes e tantos outros produtos industrializados contribui muito para o aumento do peso, e junto com ele surgem problemas como a hipertensão arterial, diabetes, problemas cardiovasculares, etc.
            Tentando amenizar alguns desses problemas, porém sem querer se privar de certas guloseimas, muitas pessoas têm procurado consumir produtos Diet’s e Light’s achando que assim estarão se poupando de tantas calorias, e o pior, acreditando que ainda irão emagrecer, sendo esse uso muitas vezes equivocado.
            A primeira coisa que se deve fazer ao pensar em comprar um produto desse tipo, é saber qual a diferença entre Diet. e Light. Alimento Diet., segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um alimento especialmente formulado, onde são modificados seus componentes nutritivos, atendendo a necessidade de pessoas em condições metabólicas ou fisiológicas especiais. Ou seja, o alimento é considerado Diet, quando um de seus ingredientes (sal, açúcar, gordura, colesterol) é TOTALMENTE retirado de sua composição. Todo produto Diet. têm que garantir ao consumidor que aquela substância foi totalmente retirada do alimento, podendo ser utilizado por diabéticos (por não ter açúcar), por pessoas com colesterol elevado (colesterol zero), ou com pressão alta (sem sal), etc. Lembre-se, Diet. não quer dizer que o alimento tenha poucas calorias, muitas vezes quando retira-se o açúcar por exemplo, aumenta-se a quantidade de gordura ou outro componente para se garantir algumas características como sabor, cor e aroma dos alimentos.

            já o termo light indica um alimento que apresenta uma redução mínima de 25% do valor calórico ou do conteúdo de algum de seu nutriente quando comparado a um similar tradicional. (Portaria nº 88 de 27 de 1998, Ministério da Saúde). Sendo assim, quando o produto e light, significa que foi reduzida apenas uma pequena parte de um de seus ingredientes, seja ele açúcar, sal, ou qualquer outro, por tanto mesmo sendo light, deve ser consumido com moderação.
            Sabendo de tudo isso, o importante é a consciência de que, muito mais do que se adquirir produtos que aparentemente prometem 'saúde' através de seus rótulos, optar por alimentos naturais é sempre a melhor opção. Na compra de qualquer produto industrializado, ficou na dúvida sobre sua composição? Não compre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário