domingo, 22 de janeiro de 2012

Alimentos funcionais, o que são?


Uma alimentação equilibrada é sempre o ponto inicial para quem busca saúde, e quando associada a hábitos de vida mais saudáveis torna-se uma arma contra o surgimento de diversas doenças crônicas que se agravam com o passar dos anos. Alguns alimentos em particular são utilizados na prevenção dessas doenças, são os alimentos funcionais. Alimentos funcionais são alimentos comuns, naturais que além de suas propriedades nutricionais básicas, fornecem ‘nutrientes’ que produzem efeitos benéficos à saúde, isso quando consumidos de forma regular, como parte de uma dieta habitual. Vale ressaltar que seus benefícios são comprovados cientificamente.

            Existe uma grande variedade de substâncias (fitoquímicos) presentes nesses alimentos com propriedades bem específicas. Alguns alimentos como a soja, por exemplo, que é tão pouco utilizada pelos brasileiros, possui uma substância chamada Isoflavona que vai auxiliar reduzindo os sintomas da menopausa, reduzindo os níveis de colesterol, e até mesmo protegendo o organismo contra possíveis cânceres. Outra substância muita conhecida é o Licopeno, presente em alimentos da cor vermelha, que vai atuar como antioxidante (combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento), também diminuindo o colesterol, e reduzindo os riscos de câncer de próstata. Temos ainda as catequinas, presentes no chá verde, que além de antioxidante acelera o metabolismo ajudando na perda de gordura corporal e o Ácido a-linolênico encontrado no óleo de linhaça que estimula o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória.
             Além desses, ainda existem as fibras (solúveis e insolúveis), que vão auxiliar no trânsito intestinal, diminuindo muito o risco de câncer de cólon, podendo ajudar ainda no controle da glicemia e da obesidade, essas são encontradas em farelos integrais como a aveia, em leguminosas como o feijão e em frutas e suas cascas. Tão importante quanto essas, temos ainda os Probióticos (alimentos que contém microorganismos com efeitos benéficos a saúde), que favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo a constipação, exemplos: leite fermentado e iogurtes.
            Vale relembrar que, esses alimentos só funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada, e sua ação só é comprovada à longo prazo, isso quando associada a hábitos de vida saudáveis como a prática de atividade física, abandono do fumo e tabagismo.
Cuidar da saúde e prevenir doenças custa apenas a opção da escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário