terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dieta ou Reeducação Alimentar?

A busca pelo corpo ideal é o sonho da maioria das mulheres, e para isso, essas são capazes de tudo!
Na internet, na televisão ou em qualquer outro meio de comunição surgem dicas e opções de dietas que prometem verdadeiros milagres.
O que realmente atrae nessas dietas, é a praticidade e a rapidez com que os aparentes efeitos irão surgir, no entanto, a cada semana que se passa mais decepcionante fica a luta pelo emagrecimento, e assim, novas dietas são iniciadas e encerradas semanalmente. O pior de tudo é que algumas delas até surtem efeitos, mais na maioria dos casos o resultado no final acaba sendo contrário ao desejado, e recupera-se novamente o peso perdido ou até mais (o conhecido "efeito sanfona").
O que é ainda mais preocupante são os danos que essas dietas drásticas podem trazer ao organismo, uma vez que em sua maioria, são dietas muito registras em nutrientes que podem colocar o indivíduo em situação de risco nutricional.
Partindo da idéia de que nenhum indivíduo consegue viver eternamente de dieta, e levando em consideração que no Brasil a 'alimentação' é super valorizada na sociedade como um todo, surgiu um novo conceito sobre alimentação: A reeducação Alimentar.
O processo de reeducação alimentar nada mais é do que um processo de concientização individual, onde cada indíviduo, através de pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares, passa a ter o conhecimento do que faz bem, do que pode ser consumido e principalmente daquilo que deve ser mudado. Através da reeducação alimentar é possível sim obter resultados bem favoráveis no que diz respeito ao emagrecimento, uma vez que se aprende como comer bem, e esse aprendizado permace por todo vida. Sem falar que na reeducação, nenhum alimento é drasticamente cortado da alimentação e não há privações de nutrientes, o que garante ao organismos nenhuma deficiência nutricional.
Portanto, a reeducação nutricional é sim a melhor pedida para quem quer perder peso e continuar esbanjando saúde. Isso tudo, claro, acompanhado de um bom profissional que irá lhe orientar adequadamente. Força de vontade e disciplina são também fundamentais! E boa sorte!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário