terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carnaval, Sol, Calor e ALIMENTAÇÃO!


Carnaval chegando e junto com ele vem a animação e euforia para aproveitar ao máximo cada minuto da festa. Nesse momento, esquecemos um pouco as regras do dia-a-dia e nos desleixamos com detalhes importantes como a alimentação, sem nos preocuparmos com as consequências disto no pós-carnaval.
    É comum o folião deixar de lado uma refeição completa e balanceada, substituindo-a por lanches, salgados e churrasquinhos desses vendidos em qualquer barraquinha. O que a maioria não para pra observar, é nas condições higiênico-sanitárias em que aquele alimento está sendo vendido. Muitas dessas barraquinhas de rua encontram-se com condições precárias de higiene, e propícias ao desenvolvimento de bactérias e outros microorganismos que podem provocar surtos de DTA (Doença Transmitida por Alimento), apresentando em seguida sintomas típicos como vômitos, diarréia, dor abdominal entre outros, que podem levar o indivíduo ao hospital, perdendo parte de sua festa.
    Opções é o que não faltam, seja um salgado exposto sob temperatura ambiente, por muito tempo (nesse sol escaldante), ou os molhos como as maioneses que ficam sem refrigeração. Sem esquecer também das carnes cruas dos churrasquinhos que são armazenadas de forma inadequadas, tudo isso acaba sendo um prato cheio para favorecer a multiplicação desses microorganismos causadores de tanto mal.  E os maios afetados são, com certeza, as crianças que ainda não apresentam o sistema imune totalmente formado, e os mais idosos que em sua maioria encontram-se debilitados imunologicamente e saem por aí  comendo tudo quanto é besteira. Além disso, a desidratação muito comum devido à exposição excessiva ao sol e pela pouca ingestão de água acaba debilitando ainda mais o organismo, deixando-o susceptível a esses e outros tipos de contratempos.
    Para evitar situações desagradáveis, tenha bom censo na hora de escolher onde e o que vai comer. Observar o comportamento e os hábitos higiênicos de quem está servindo o alimento, como também dos utensílios utilizados. Outra dica é observar se o local foi inspecionado pela Vigilância Sanitária, isso trará mais uma garantia de boa qualidade e procedência.
Com esses e outros cuidados simples, você não estará expondo a sua vida a riscos e todos os dias de sua festa serão aproveitados da melhor forma possível, sempre priorizando a saúde e o bem estar. 
Bom carnaval!

Nenhum comentário:

Postar um comentário